Ensino( e avaliação ) Politécnico na Escola Estadual Walter Thofern e as problemáticas na aplicação de um novo método!

Ofício/Requerimento 17/2014


São Lourenço do Sul, 21-05-2014

DIRETORIA: - GESTÃO ESCOLAR - ESCOLA ESTADUAL WALTER THOFERN

Assunto(s):1.- Pedido de participação e informação nas(das) Reuniões do Conselho Escolar e no Circulo de Pais, Mestres, Estudantes e servidores ; 2.- Comunicação de fatos preocupantes com proposta de solução.

Sirvo-me para reforçar o sentimento de estima e consideração por esta entidade educacional e pelo corpo docente que não mede esforços para dar a melhor educação possível a minha filha e/ou aos Lourencianos(as).

Confesso a V.S. que estou omisso e pouco tenho participado das atividades escolares e das reuniões publicamente convocadas do conselho escolar e do circulo de pais, mestres, estudantes e servidores. Mas agora desejo me redimir com a gestão escolar( e com minha filha), solicitando a agenda anual de reuniões do conselho escolar e do circulo de pais, mestres, estudantes e servidores, ou indicação onde posse encontrar a informação previa das reuniões( jornal, site da escola, mural, email, etc..) com espaço garantido de participação nas decisões. Assim sendo, peço a gentileza de que remetam as informações para o email : advogadorozin@gmail.com, ou correspondência oficial( Pça. Vereador Francisco Braga Krafth, 70, CEP 96170-000, Bairro Barrinha).

O motivo de tal participação e preocupação: - Muita queixa e preocupação por parte da comunidade escolar( estudantes, mães e pais especialmente), em relação ao método de avaliação cumulativa por área de conhecimento( isto é, somadas várias matérias em conjunto ). 

Primeira insatisfação detectada : - em relação as avaliações sendo aplicadas por AREA DE CONHECIMENTO, ou seja, estudantes que eram avaliados durante dias, horários e conteúdo compatíveis com estes, durante anos, para uma única disciplina/matéria, agora são avaliados num único dia( ex: 7 e 30 h ate as 9 h ) conjugando na mesma prova/exame duas as tres matérias/disciplinas.

Segunda reclamação : - aplicação numa única semana, sem dias alternados todas(maioria) das provas/exames avaliação de longo/extenso conteúdo.

Terceira queixa: - algumas provas objetivas não estavam(estão) sendo entregues para os alunos para a correção ou para levar para casa ou para revisão. 

Em suma, nota-se que o Pânico está no ar, ou seja, os Estudantes que não querem se indispor com a Direção escolar já começaram a pedir transferência para outras escolas; - outros mais resistentes estão contratando professores particulares p. suprir ensinamento em sala de aula; - O CRA( conceito restritivo de aprendizagem ) aumentando começa a virar regra e não exceção; - os Estudantes trabalhadores ameaçando de desistir e optar por outra forma de aprovação no segundo grau.

O ensino médio tem duas finalidades/objetivos fundamentais, preparar o estudante para o TRABALHO e para a CIDADANIA. Cidadãos qualificados com conhecimento para começar a vida profissional e com capacidade critica para pensar por si mesmo e lutar por seus objetivos. 

A minha filha está sendo bem preparada neste sentido e a Escola tem o méritos desta preparação, porém, contudo, compreendo que a imposição de provas, avaliações extensas/longas( em horário e matéria cumulada por área ) não esta ajudando em nada, apenas em criar pânico/medo em relação a gestão escolar e os novos métodos.

Os novos métodos de avaliação CSA, CRA, CPA são modernos e bem interessantes, mas quando aplicados em avaliação cumulativa( por área de conhecimento ) está causando dor de cabeça desnecessária.  

A humilde solução para toda estas preocupações não esta longe: - mantenha-se o ensino de forma transversal lembrando na sala de aula que algumas matérias do conhecimento possuem ligações e acúmulos, entre si, mas na hora de aplicar prova objetiva de avaliação desta aprendizagem, que sejam feitas em relação a matéria/disciplina e em relação ao conteúdo mensal ou semanal, JAMAIS trimestral. É mais trabalhoso para o professor e para a gestão? Sim é, mas com certeza os resultados finais serão bem mais animadores para o sistema de ensino aprendizagem.

O conteúdo ensinado e acumulado durante três meses em uma única área de conhecimento, no mínimo vai gerar uma prova extensa, longa, cansativa, ameaçadora e desproporcional a quantidade de horas/aula efetivamente dadas pelo professor dentro da sala de aula.

A filosofia nos faz pensar, criticar, duvidar, contemplar e refletir sobre o que está posto. Então, como avaliar a aprendizagem dos alunos com conceito satisfatório ou parcial se o professor não consegue tempo, material e estrutura suficiente para ensinar todos os alunos naquele período de tempo ?

Enfim, se não encontrarmos a solução para as problemáticas, com certeza os índices de evasão escolar e de restrição( CRA ) a aprendizagem vão aumentar.

Atenciosamente.

Assina um Pai cidadão - Adelar Bitencourt Rozin

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