Moeda única na América Latina: Sur ou Amazônio ?

A ideia foi e é simpática de ambos os governantes, um com a visão para a direita e outro para a esquerda, ou seja, pelo Ex Presidente Bolsonaro( Ministro Guedes ) e o Presidente Lula ( Ministro Haddad ).

Nesse sentido, mais pela lógica da estabilidade e proteção da econômica regional e nem tanto pelas ideologias antigas, existe um especial terreno de consenso.

 

A nível internacional, já é notório o fato da maioria dos países da América latina sofrerem com a desvalorização de suas moedas diante de x, y, z instabilidades dentro de um mecanismos criado para conceituar a economia mundial, na maior parte ditado pela régua( métrica )  do dólar, euro, iene e as misteriosas bolsas de valores.

 

Assim sendo, a população latina deve perseguir  e defender a ideia como uma ação de resistência contra a nova ordem mundial. Independente ou ao lado de seus respectivos  políticos, para que seja um processo democrático natural e pacífico entre os povos americos sulinos e ou latinos.

 

A Europa fez isso recentemente( história mundial ) com a criação do Euro e da zona livre na Europa, e salvo melhor juízo, deu certo.  Ao contrário da Europa,  a  América do Sul e Latina, tem espaço e culturas bem comuns, com ambiente mais pacífico historicamente que o continente europeu, então por essa lógica,  existe ambiente fértil para a zona livre e a moeda única em menor prazo que a Europa.

 

Evidente que a equação( ou fórmula ) não depende apenas da vontade popular ou dos presidentes das nações, depende muito mais dos Parlamentos que têm um grande protagonismo histórico nesse projeto, pois são os órgãos comuns que representam o Poder soberano do povo na tomada de decisões importantes.

Segundo a fonte do chatGPT3.ai, o primeiro passo será  a criação de um grupo de trabalho para discussão e desenvolvimento de um plano de recursos no sentido de cooperação entre as economias latino-americanas e o estabelecimento do sistema monetário. O grupo de trabalho deverá examinar os esforços em curso em relação a região, incluindo especialmente, a manutenção e melhoria da infraestrutura, a reforma da justiçasocial, a integração comercial e cultural.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.