Eleições 2014 e 2016. Quem vai ocupar o novo ciclo político ?

Qual o(s) partido(s) ou qual(is) o(s) líder(es) que vai(ão) ocupar o espaço do PT e criar um novo ciclo político no Brasil ?
STF x Mensaleiros e PT
-Como disse uma vez César Benjamin (cientista político), a esquerda no Brasil teve dois grandes ciclos, o da hegemonia do Partido Comunista e o do PT. Agora se apresenta o fim do ciclo do PT, como partido de esquerda.

-Em 2004, vários intelectuais criam o P-SOL para viabilizar um partido novo que pudesse combinar com liberdade, democracia, socialismo e tentar ocupar o espaço, em um novo ciclo político. As projeções de alguns cientistas e intelectuais não deu muito certo, até agora, pois nas eleições municipais de 2012, o partido conseguiu, tão somente conquistar uma Prefeitura( a primeira ) lá no interior do Norte do País, contrariando as projeções.  -No Rio Grande do Sul, o Psol prometia despontar com força, mas foi silenciado pela afetividade familiar do PT de Tarso Genro e deverá aguardar as próximas eleições de 2014 e 2016 para atrair mais simpatizantes e ou militantes desgarrados do PT mensaleiro.

-O PSB, Partido Socialismo Brasileiro, que ajudou na sustentação do PT, agora já se deu por conta da importância de um projeto novo e já vem buscando a independência a cada eleição. A vantagem do PSB em relação a outros partidos de esquerda é a sua base política mais ampla, descentralizada das metrópoles e  melhor diálogo com outras siglas. Prova disso que o Partido que mais cresceu em 2012, foi o PSB do Governador Eduardo Campos, enfrentando com vitória o até então aliado PT em várias cidades. O PSB elegeu 100 prefeitos a mais do que em 2008, ou seja, em 2008 tinha 308 Prefeitos e passou para 433( um crescimento de 40% ). O desafio será se identificar com o ideário popular( classes B,C e D ) que buscará políticos ficha limpa, políticos comprometidos em defender o habitat e uma democracia reformatada, diante da grande publicidade sobre as condenações do STF dos principais líderes do PT e de uma nova fogueira que será alimentada contra os Tucanos lá em Minas gerais. 

-O PT, ainda conseguiu usar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e dos programas sociais como peça de campanha em vários municípios, elegendo 626 prefeitos no primeiro turno. O número é 14% maior do quem em 2008, quando o partido elegeu 550 prefeitos. 

-O PSDB sai das eleições deste ano como o segundo partido com maior número de prefeitos eleitos. Foram 693 tucanos eleitos no primeiro turno( O número é menor do que a marca de 2008, quando 787 tucanos foram eleitos, portanto, uma queda de 11%).  Ocorre que a exemplo do Mensalão do PT, agora é reascendida a chama do Mensalão Mineiro. A Revista Isto é, Brasil, Edição 1977, de 19 de setembro de 2012, traz publicações bem comprometedoras, relatórios da PF com radiografia do caixa 2 da campanha do PSDB ao governo de Minas Gerais, envolvendo ao mesmo tempo um Ministro de Lula e um Senador, colocando Aécio Neves, Deputados Federais e Estaduais de 17 partidos dentro do caldeirão na da Justiça( matéria de Alan Rodrigues e Hugo marques ). 

-O PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que estreou em eleições neste ano e já se firmou como a quarta força municipal do Brasil. O partido conquistou 498 prefeituras e ainda concorre no segundo turno em outras cinco cidades. Em estados como Santa Catarina e Mato Grosso, o novo partido conseguiu até mesmo expandir a antiga área de influência da sigla do qual migrou boa parte de seus quadros. Em Santa Catarina, o PSD conquistou 54 prefeituras, em 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.