HABITAÇÃO RURAL e muito Trabalho para vencer a burocracia !

AÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE, no PROGRAMA FEDERAL de HABITAÇÃO  Rural !

Dia 05(cinco) de Dezembro de 2012, finalmente foram assinados os contratos de 10(dez) habitações rurais quilombolas. A  Iniciativa tem o mérito do cidadão e morador da localidade de Canta Galo, Sr. Gelson Lopes,  que ao assumir como representante da Cooperativa Crehnor em São Lourenço do Sul teve a sensibilidade de olhar pelos mais necessitados. Já existiam outras habitações rurais com investimentos do Governo aqui em São

Lourenço, mas para o povo dos Quilombos o fato é no mínimo extraordinário e merece destaque. Desde o cadastro das Famílias no Programa Federal até a assinatura do contrato na Caixa Econômica Federal passaram-se sete meses, o que é “tempo Record” para a nossa realidade.

Quando o Governo Federal criou Programa Minha Casa Minha Vida no âmbito do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, falava em baixa renda, entretanto, este programa que foi vedete nas ultimas eleições não contemplava a comunidade rural com renda de até três salários mínimos. Somente a partir de 2008 os pequenos agricultores e quilombolas passaram a ser incluídos na categoria de pequenos agricultores, passando a ser lembrados no PHNR – Programa Nacional de Habitação Rural.

A sensibilização e a atuação complementar de parceiros externos viabilizam a plenitude das ações que beneficiarão a comunidade inteira. O fato negativo até então é a falta de integração entre as Instituições de Governo Federal, estado e município; - a questão política partidária que permeia as relações sociais em uma sociedade democrática e questões técnicas a resolver como infraestrutura básica e saneamento. O fato positivo a ser comemorado é a grande mudança que esta experiência está operando nas comunidades, demonstrando o empoderamento das associações e cooperativas que os representam.

Parabéns ao Sr. Gelson, aos agentes da Crehnor, da Caixa Econômica Federal, ao Sr. Antônio Leonel( Assessor Parlamentar Dep. Marcon ) e os beneficiados contratantes que acreditaram( Crédito - BlogdoROZIN ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.