Yoani Sanches, Cuba em 2013, 2014, 2015...e novas idéias para Cubanos, Brasileiros e cidadãos do mundo...

O que Yoani Sanches viu, ouviu e sentiu que agora causa tanta preocupação, atenção, reclamação e perseguição ? 
Milhares de outros cubanos já viram, ouviram, sentiram, causaram preocupação, atenção, reclamação e sofreram perseguição no passado bem recente .

Qual a diferença de visão, audição e sentimento da Yoni Sanches para os demais cubanos ? 

Cuba não é um país perfeito, aliás é tão ou mais imperfeito que o Brasil e ambos tem muito que evoluir no que se refere a Democracia.
No Brasil é permitido que o povo escolha seus políticos inclusos em uma legenda partidária que representa uma Ideologia, por meio do voto direto e secreto, portanto, existe , em tese, uma liberdade de escolha.

Em cuba está proibido oficialmente a criação de partidos, sejam comunistas ou socialistas populares, ou ainda que representem uma terceira via que traduza pensamento diferente. Informalmente fala-se em partido da revolução e o da contra revolução, mas publicamente é mais confortável ficar ao lado do partido da revolução. O próprio partido comunista não escolhe, formalmente, uma pessoa do partido para governar o país pois deve passar por etapas de sucessão, na eleição municipal e provincial. 

Existe, na teoria, a escolha livre pela população dos seus candidatos, isto é, lá em Cuba o povo de cada cidade se reúne em assembléias, com voto secreto ou não, e escolhe de dois a oito pré-candidatos( conforme o tamanho da população ) que irão participar no período eleitoral. Estes candidatos livres ou não terão que alcançar 50% mais um dos votos para poder entrar no sistema de eleições municipais, provinciais e a Assembléia nacional. Na hipótese de nenhum deles alcançar 50% mais um dos votos é convocado um segundo turno entre os dois aspirantes que alcançaram maior número de votos, determinado-se quem tem 50% mais um. Isto, em sentido geral, na base, é a essência das eleições cubanas. 

No Brasil votar é obrigatório, lá em Cuba votar não é . Tanto lá como aqui, em tese, o voto é secreto e direto.

No Brasil as urnas são eletrônicas e quem cuida delas são poucos adultos, experts em informática, ficando de fato o voto guardado virtualmente dentro da memória de computadores espalhados pelo País. Em cuba contam que existe um costume bem interessante, as urnas eleitorais são guardadas e observadas pelas crianças( das escolas ). As duas situações são deverás bem suspeitas aos olhos das pessoas leigas em política, ou seja, a primeira por que o voto não é materializado e após um clique se apaga, e a segunda, por envolver seres ingênuos e com pouca percepção do que é um voto, fazendo parecer que a eleição uma brincadeira de criança.

O regime cubano parece ser parlamentarista, pois oficialmente a Assembléia nacional ( parlamento cubano ) é que deve governar o País. As leis são apresentadas ao parlamento para aprovação e este mesmo parlamento é que escolhe o Conselho do Estado para governar o País junto com Presidente e Vice presidente.

Na teoria da ciência política cubana, lá existe uma representação de todos os setores, em cada um desses níveis da vida nacional. Não é um partido que participa e sim as pessoas( que estão lá na Assembléia local ) que indicam seus representantes.

Não existe campanha eleitoral para os candidatos pois é proibido fazer campanha eleitoral. Somente lá dentro do espaço das Assembléias, nas localidades, são escolhidas as pessoas candidatas conforme a Biografia( onde trabalha, o que fez pelo país, religião, idéias etc..)

Teoricamente, lá em cuba os políticos profissionais( parlamentares ) não gozam, em nenhum momento, de privilégios, não têm imunidade e muito menos absurdos salários. Se era médico antes da eleição continua sendo remunerado com médico, se era operário continua percebendo o salário de operário.

As eleições municipais em Cuba se efetuam a cada dois anos e as eleições para a Assembléia nacional se efetuam a cada cinco anos, para o parlamento. Aqui no Brasil a regra geral é de quatro em quatro anos, sendo alternadas as eleições em cada dois anos, isto é, um pleito Federal/Estadual e após dois anos a eleição Municipal.

Leia, Santíssimo padre - Renunciar  pra não se complicar !
O defensores do regime cubano afirmam que lá não tem desaparecido político, presos torturados, ou presos por delito de opinião ! Também dizem que alguém do governo pode invadir uma casa somente com ordem da Repartição Fiscal, ou seja, sem esta ordem não podem entrar.

No Brasil não existe pena de morte para crimes hediondos, mas o sistema penitenciário é considerado um depósito de carniça, ou seja, as pessoas são tratadas como pedaços de carne destinadas a apodrecer sem esperança de cura ou regeneração. Em cuba existe a pena de morte para crime hediondo e a pessoa condenada pode apelar à Suprema corte( Tribunal Nacional ) . Confirmada a pena de morte, terá que ser ratificada pela Conselho do Estado e o Presidente.

Além dos crimes hediondos existe a pena de morte para os crimes militares, ou seja, o delito de traição à Pátria. Logo, pode-se dizer que o regime tem a certeza de que as ordens serão cumpridas sem qualquer dúvida pela Força Policial/militar.

Será que já é hora de sair e convocar eleições ?
Onde foi que eu errei ?
El paredón : Após a revolução triunfar, após seis anos de luta, em 1959, todos os opositores que não conseguiram fugir foram julgados e condenado à morte, em especial os torturadores, assassinos, etc....

Uma semelhança comum nos nossos dias é que tanto Brasil como Cuba,  estão passando por uma decepção muito grande em relação a pseudo ideologia socialista propagandeada. Tanto Brasil e Cuba exercem um controle forte sobre os meios de comunicação. Ambos os países fazem ótimas propagandas sobre a educação, saúde e infra estrutura de seus países para o mundo e para a população, mas a realidade vivida pelo povo bem dura e cruel.

A resposta as indagações preliminares talvez estejam no fato da Blogueira e jornalista cubana ter descoberto uma ferramenta que ultrapassa as fronteiras e o tempo, as redes sociais, os blogs, a liberdade de expressão na sua essência por meio da internet.

A resposta as perguntas e preocupações está no fato da Blogueira expor o outro lado da revolução, a fragilidade, os erros, a fraqueza, a pobreza, o sofrimento da população, a falta de liberdade, a pseudo democracia e principalmente mostrar as falhas na aplicação da ideologia programática de Karl Max e Lenin, pois Eles não determinavam situações específicas para as novas gerações e nem um manual de como lidar com o futuro da humanidade.

A Geração Y quer uma Revolução diferente, sem fardas, armas ou mortes!
A blogueira começa a criar uma nova esperança e nova revolução sem armas, mortes e fardas, num momento muito frágil para a antiga revolução de Fidel Castro e seus seguidores! 

A blogueira representa a geração Y, ou seja, os filhos dos revolucionários aposentados, os filhos dos perseguidos e contra-revolucionários, os filhos de uma nova geração que pensa em acompanhar os passos da humanidade com socialismo ou sem socialismo, com capitalismo ou sem capitalismo, mas com certeza de um habitat melhor, de muita paz e principalmente liberdade( livre arbítrio ) para decidir pelo capitalismo, pelo socialismo, pela parte boa dos dois regimes ou por qualquer outra idéia melhor ou pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.