- NOVO PRINCÍPIOS EDUCATIVOS e a REORGANIZAÇÃO - Com o nascimento da "Era" microeletrônica e da interatividade humana( comunicação ),
tanto o trabalho quanto a vida social se modificam, passando a ser regidos pela dinamicidade e
pela instabilidade. O trabalho de fazer passa a ser substituído pela intelectualização das competências, o silogismo formal, domínio das formas de comunicação, flexibilidade para mudanças rápidas, aprendizado permanentemente e resistência ao estresse. As
mudanças no mundo do trabalho trazem novas demandas para a educação, um novo princípio
educativo em que o trabalho predominantemente psicofísico passa a ser
substituído pelo trabalho intelectual.
-Durante as GUERRAS Mundiais e logo após, as formas tayloristas/fordistas de organização da vida social e produtiva demandavam uma pedagogia fundada na memorização, pela repetição, de conhecimentos fragmentados, tanto na educação geral quanto na profissional. Os processos de trabalho eram tecnologicamente pouco complexos e pouco dinâmicos; a estabilidade e a rigidez eram a norma e a vida social e produtiva se regia por regras claras.
-A INTERDISCIPLINARIDADE - é um processo que exige comportamentos que evidencie interesse por conhecer, compromisso com o aluno e ousadia para tentar o novo em técnicas e procedimentos. Na pratica deve buscar um saber mais integrado e livre, a interdisciplinaridade conduz a uma metamorfose que pode alterar completamente o curso dos fatos em educação; pode transformar o sombrio em brilhante e alegre, o tímido em audaz e o arrogante na esperança da possibilidade. O trabalho interdisciplinar, como estratégia metodológica, viabiliza o estudo de temáticas transversalizadas, o qual alia a teoria e prática, tendo sua concretude por meio de ações pedagógicas integradoras.
-O QUE É ENSINO POLITÉCNICO - Um ensino conectado com o trabalho, à ciência e à cultura, que desenvolva as bases científicas, técnicas e tecnológicas necessárias à produção da existência e a consciência dos direitos políticos, sociais e culturais e a capacidade de atingi-los. Também chamado de SEMINÁRIO INTEGRADO- Disciplina que integra a nova base curricular do Ensino Médio Politécnico do RS. http://seminariointegradono25.blogspot.com.br/
-A implantação da modalidade exigiu a ampliação da carga horária anual em 200 horas/aula, porém, para isso, as atividades do seminário estão sendo realizadas no contra-turno escolar.
-Cada escola, em diálogo com os alunos, escolhe os temas que serão abordados nos seminários, tendo como eixo central o mercado de trabalho. A implantação esta sendo gradual, ou seja, em 2012 o ensino Politécnico foi ministrado apenas para as turmas de 1º ano do Ensino Médio, em 2013 está sendo aplicado para o 2º ano e em 2014, para o 3º ano.
-As CRITICAS e as queixas são principalmente quanto a promessa do Governo em realizar treinamentos nas Direções escolares, dos professores e a quanto a garantia de uma estrutura( material ) moderna e compatível com o conceito do novo sistema. Nem professores, direções, alunos e nem os pais estão conseguindo se adaptar ao novo sistema conforme a bela teoria romanceia.
-Outra reclamação é quanto ao fato do seminário ser realizado noutro turno e com intervalo menor a duas horas, criando embaraços na agenda dos professores e dos pais.
- Não é menor a queixa dos alunos a falta de apoio ou mesmo de uma organização mínima para as atividade discentes nos seminários. Os jovens estão frustrados nas suas expectativas e já começam a demonizar o novo método junto com os mestres desmotivados.
- Se os gestores públicos da educação não tomarem providencias urgentes para reparar os erros e aperfeiçoar o sistema com certeza as problemáticas apontadas nos últimos censo escolares vão se agravar.
- Em vários municípios do Estado do RS, os Estudantes estão protestando contra o modelo imposto. Em São Lourenço do Sul cerca de trezentas pessoas( estudantes, alguns pais e saíram as Ruas para demonstra a indignação com o modelo ).
- PROBLEMÁTICAS no ENSINO MÉDIO e dados estatísticos :
-Outra reclamação é quanto ao fato do seminário ser realizado noutro turno e com intervalo menor a duas horas, criando embaraços na agenda dos professores e dos pais.
- Não é menor a queixa dos alunos a falta de apoio ou mesmo de uma organização mínima para as atividade discentes nos seminários. Os jovens estão frustrados nas suas expectativas e já começam a demonizar o novo método junto com os mestres desmotivados.
- Se os gestores públicos da educação não tomarem providencias urgentes para reparar os erros e aperfeiçoar o sistema com certeza as problemáticas apontadas nos últimos censo escolares vão se agravar.
- Em vários municípios do Estado do RS, os Estudantes estão protestando contra o modelo imposto. Em São Lourenço do Sul cerca de trezentas pessoas( estudantes, alguns pais e saíram as Ruas para demonstra a indignação com o modelo ).
- PROBLEMÁTICAS no ENSINO MÉDIO e dados estatísticos :
1.A escolaridade líquida (idade esperada para o ensino
médio 15-17anos) é de apenas 53,1%.
2.A defasagem
idade-série no Ensino Médio é de 30,5%. Da faixa etária de 15 a 17 anos,
108.995 jovens ainda frequentam o Ensino Fundamental (INEP/MEC– Educacenso
–Censo Escolar da Educação Básica 2010).
3.-Ao mesmo tempo, constatam-se altos índices de abandono
(13%) especialmente no primeiro ano.
4.-Reprovação (21,7%) no decorrer do curso.
5.-A Rede Estadual de Ensino no nível Médio, em termos de
matrícula, apresenta a seguinte realidade: turno da manhã, 184.255; turno da
tarde, 53.598; e no turno da noite, 115.666, totalizando 354.509 alunos. Deste
total, 279.570 (78,9%) estão na faixa etária (até 17 anos), correspondente a esse nível, e 74.939
(21,1%) têm idade superior a 17 anos (DEPLAN/SEDUC/RS, 2011).
6.- Consta também que 84.000 (14,7%) jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola (Pesquisa Nacional de Amostra e Domicílio PNAD/IBGE - 2009), e que o crescimento de matrículas foi negativo nos últimos cinco anos.
6.- Consta também que 84.000 (14,7%) jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola (Pesquisa Nacional de Amostra e Domicílio PNAD/IBGE - 2009), e que o crescimento de matrículas foi negativo nos últimos cinco anos.
7.- Do universo de 1.053 escolas, 104 oferecem curso
normal, 156 oferecem cursos profissionalizantes e 793 ofertam exclusivamente o
curso de Ensino Médio.
9.- A infraestrutura das escolas, algumas requerem atenção em relação à implantação, à
implementação e à construção ou reforma de quadra de esportes (139);
laboratório de ciências (103); laboratório de informática (87); biblioteca(9); cozinha
(9).
11.- A infraestrutura para alunos com deficiência auditiva
e visual também é praticamente inexistente.
Adorei... e sou a Favor principalmente do seminário integrado Pois ele consegue Trazer pesquisa de Campo que não pode ser feita em Sala de aula Prepara o aluno Para uma eventual Matéria seja ela qual For Prepara o aluno para aprender coisas que não se aprende em sala de aula...o SEMINÁRIO é sim importante no rendimento do aluno Pois pelo seminário percebe-se se o aluno está realmente preparado Para encarar o Mundo fora da escola...Pois no seminário você defende a sua opnião e no mercado de Trabalho Também...Acho super importante Más acho que deveriam acomodar as aulas em um mesmo turno Pois e as pessoas que Trabalham assim como eu??Como Faz???eai se a pessoa precisa do serviço para comer e ter moradia??Como fica?é um assunto a ser discutido...
ResponderExcluirAtt Locutor Taylor Barros.
Otima Matéria Dr.Adelar Rozin,Parabens
De fato, a grande queixa está no turno inverso e no aumento de carga horária ! Deveriam simplificar e utilizar a mesma carga horária, turno, porém com maior qualificação e otimização do tempo, na relação professor aluno.
ExcluirO seminário integrado,embora sejam importantes os princípios pedagógicos de pesquisa e interdisciplinaridade-o que há tempos a educação está precisando,traz graves problemas: anula a especificidade de cada disciplina,pois para ensinar-se um certo conhecimento(Matemática,Filosofia,Biologia...),precisamos de reflexão com base na literatura educacional da área,e se a metodologia do seminário é única,ou seja,por "projetos",então o professor ou professora não precisará mais pensar em como ensinar a sua disciplina;além disso,a adoção de uma metodologia única passa a concepção de que há uma "didática geral",um método de ensinar tudo a todos.Enfim,é preciso rever todos esses pontos.
ResponderExcluirEzequiel. Interessante a observação, além disso o método ensinar tradicional precisa de uma revolução. Enquanto os alunos estão na era da tela, teclado, videos a escola continua com o quadro na parede, ditado e a dogmática do ensino teórico !
ResponderExcluirAlém de ser uma perca de tempo, professores não estão capacitados para dar essas aulas de seminários, eles mesmos dizem eu não sei mais oq fazer nas nossas aulas, outra coisa ridícula, é em relação as notas, mudou para conceito, tah tudo bem por esse lado, durante todo ensino fundamental minha avaliação era por esse lado, mas agora isso é muito sem noção regra daqui, um avalia de um jeito, o outro não sabe e joga para o outro, os professores, tão confuso e assim deixam nós confuso, sempre fui uma das melhores alunas da turma, ai com essa mudança a melhor é pior aluna, o pior continua na mesma e assim vai, sinceramente desse jeito é até difícil terminar o ensino médio, Ai aquele lance de quem rodou no primeiro ano no ano passado, esse ano tinha chance de ter algumas aulas e fazer uma prova para tentar passar para o segundo, por exemplo, eu fiz de tudo, me esforcei um ano inteiro, para o fulano que levou o ano na brincadeira vir através de apenas uma prova e eliminar um ano inteiro baah.. Ai fica aquela querem diminuir o índice de reprovação sendo assim, preferem serem os melhores, e depois na hora de um enem me ferrar.
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