MISS : Mulheres importam e são seres sábios !

Vidas importam, mas as  mulheres importam muitíssimo quando a vida no planeta está em risco.

A vida e o mundo não são os mesmos desde 2020, em especial a saúde individual que dá espaço para uma preocupação de sanidade coletiva em todo o Planeta. Nessa preocupação com a imunidade coletiva dos indivíduos está evidentemente  incluída  a saúde mental.

É a saúde mental que influi diretamente nas ações saudáveis: - mais ética, menos corrupção, critérios objetivos para julgamento, comunicação, crítica, opinião, respeito,  liberdade de expressão, censura, amor, ódio, irritação, tolerância, intolerância, rebelião, empatia, paz, guerra, como votar ou escolher seus líderes ou suas beldades.

Seguindo nesse raciocínio, afinal, qual a preocupação de  ética e regras rígidas em relação aos concursos de beleza, que escolhem modelos de mulheres como porta voz de causas e ícones de uma nação ?  A resposta em parte está na pergunta, ou seja, um país ou nação devem escolher bem pois serão representados  perante outros Países ou nações, especialmente nas ações, discursos e comportamentos inteligentes.

Nesse sentido e diante dos últimos concursos de beleza, deveremos tecer algumas considerações seja como pauta de crítica ou choque de realidade para o aperfeiçoamento :

1. Regra objetiva e clara aliada a jurado  idôneo, incomunicável, com conhecimento de mérito sobre o objetivo do concurso (  a beleza, caráter, postura, saúde mental e inteligência ), autônomo  e único para a deliberação secreta de notas ou votos.

2. -O regulamento é  a lei que rege o concurso e os jurados( juízes ) devem aplicar essa lei de forma isenta.   Se o regulamento apresenta fases com respectiva pontuação cumulativa( projeto social, desfile top model ou passarela, moda gala, moda praia,  entrevistas ) assim será sem alteração de última hora.

Exemplo: - o regulamento prevê traje típico durante um ano antes e no ultimo mês muda para fantasia !

- a escolha do top 06 de um concurso está condicionada no regulamento a oitiva das concorrentes do top 12, através de reposta pública  inteligente perguntas iguais ou aleatórias sobre assuntos geras da atualidade, mas essa fase é cancelada pela coordenação e organizadores sem justificativa plausível  !

- ou ainda, jurados não tem autonomia plena para a escolha, sofrendo com interferência de julgamento da coordenação do concurso, sem previsão com justificativa racional !

- ou também, dois grupos de jurados para o mesmo concurso, sem uma justificativa racional o sem previsão no regulamento .

Alguns concursos de beleza tem o foco na projeção da beleza da mulher jovem, misses entre 18 a 28 anos, mas em alguns lugares do mundo, já existem concurso de beleza contemplando mulheres de 18 a 39 anos, com foco no elemento experiência e acumulo de conhecimento. Nessa questão existe um grau de polêmica, pois o acumulo de vida, estudo, formação, trabalho evidentemente vai gerar desvantagem para  as mulheres jovens.

Outros concursos estão autorizando participação de mulheres trans, contemplando o gênero feminino e não só a mulher na sua condição biológica.

A Alemanha foi além e em alguns concursos autoriza mães e mulheres casadas, o que por si gera também um belo debate filosófico sobre como serão os próximos regulamentos de miss no mundo .

Com ou sem polêmica, o que mais importa agora é alimentarmos a esperança sobre mais ética, regras claras nos concursos e na vida,  aliada a métodos infalíveis dentro de ambientes democráticos.  Assim não teremos apenas mulheres simpáticas para X,Y ou Z, mas mulheres vencedoras belas e sábias, sem qualquer sombra de dúvidas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.