Água ( water ) : Estamos perto de negar o copo de água para os inimigos e para os amigos !

 

O Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês) ao lado do Comitê Organizador local do 9º Fórum Mundial da Água – Dakar, Senegal,  adiou de março de 2021 para março de 2022 do principal evento sobre água no mundo. 

O anúncio em conjunto das autoridades justifica a decisão dizendo que o adiamento do Fórum por um ano devido ao surto de Covid-19, permitirá obter maior conhecimento sobre questões ligadas à água, pandemias, higiene e proteção da saúde da população.

Vale lembrar, que o próximo Fórum, que terá como tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, será o primeiro a ocorrer na África subsaariana. Uma plataforma ficará disponível para profissionais e tomadores de decisão responderem à prioridade de aceleração e expansão do acesso à água e ao saneamento por todos. Numa Era marcada pela Covid-19, o Fórum também ajudará a construir um mundo mais resiliente, no qual a água é um elemento central no atendimento de necessidades básicas da humanidade e do planeta.

O Conselho Mundial da Água expressa sua gratidão e agradecimento ao Presidente da República do Senegal, o Exmo. Sr. Macky Sall, pelo seu comprometimento e apoio contínuo na realização do Fórum sob as melhores condições possíveis para se atingir os resultados esperados. Este comprometimento confirma o engajamento senegalês em abordar os problemas hídricos e fazer da água uma fonte de paz e não de conflito.

Essa mobilização excepcional será assinalada em 2021 pelos numerosos eventos preparatórios por todos os continentes que colocarão a água no centro de políticas públicas.

Dia 31-08-2021, terça feira do ano de 2021, no Sul da América do Sul, Governador Eduardo Leite, equivocado e precipitado, remeteu projetos de lei para o Parlamento estadual gaúcho para abrir caminho a privatização  ( abrir para exploração de empresas do mundo ) da distribuição e tratamento de esgotos.        Enquanto, a nível de mundo, o assunto é adiado para 2022, aqui parece que querem decidir assunto de importância PLEBISCITÁRIA OU DEMOCRACIA DIRETA como se fosse algo superficial.  A equipe de assessoria, consultoria do Governo do Rio Grande do Sul parece que não fez o dever de casa e não tem observado o que acontece com os precedentes mundiais no assunto.

Entenda o porquê Berlim( Alemanha ), Paris( França ), Uruguay( plebiscito nacional ) e outros 267 casos de reestatização ou remunicipalização da água e esgoto ?

RESPOSTA: "Em geral, observamos que as cidades estão voltando atrás porque constatam que as privatizações ou parcerias público-privadas (PPPs) acarretam tarifas muito altas, não cumprem promessas feitas inicialmente e operam com falta de transparência, entre uma série de problemas que vimos caso a caso" Fonte: BBC internacional.

As experiências, na América do Sul, talvez por ausência de um Tratado Internacional ente os Países locais, tem gerado crise ( Chile ), guerra( Bolívia ) e plebiscito( Uruguay ).

Por essas e outras, deveremos buscar escolher uma nova geração de políticos para uma visão mais inteligente, humanitária e estratégica de mundo .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.