Eixo democrático americano - econômico e cultural( Axis democratic American cultural and economic )


No ano de 2019 e seguintes,  teremos boas conversas sobre direito internacional, em especial sobre a retomada do antigo sonhado  Tratado Internacional visando unificar os blocos da NAFTA, MERCOSUL e os demais países da América(  por alguns líderes e empresários das Américas do norte, central e do sul ).

O novo ambiente econômico e político no início de  2019 no Sul das Américas, liderado pelo  Presidente Jair Bolsonaro e o SuperMinistro mestre pela Universidade de Chicago e PHD pela Universidade PUC´-Rio, Paulo Roberto Nunes Guedes  aproximará com alinhamento econômico e talvez cultural da política Americana de Trump. Essa previsão é perceptível desde logo nas entrevistas concedidas pelo então futuro Ministro da Economia brasileira.

A idéia não é nova, apenas o ambiente político e os planos globais diferentes. Entre mitos e fatos, já ouvimos falar em URSAL ( união da repúblicas socialistas da américa latina ).

A união puramente econômica e imposta por meia dúzia de políticos globais, em outros continentes, por si não funcionou a contento. Evidente que será necessário respeitar a democracia direta dos povos, os seus valores e as culturas regionais e nacionais, como único alicerce para uma pretendida união eficaz, capaz de gerar reciprocidade, garantir liberdade e um ciclo virtuoso de trocas que melhore a vida da maioria dos americanos latinos ou não.

Nosso ? Camping Público estará com o futuro comprometido até 2038 ?

As reflexões críticas construtivas :

  O Gestor Público eleito Rudinei Harter juntamente com sua equipe com mandato até 2020 pretendem decidir o futuro do nosso Camping municipal para os próximos 20(vinte) anos, ou seja, até 2038.

  Projeto de Lei 65/2018 foi remetido pelo Prefeito para ser aprovado pela maioria dos nossos onze( 11) vereadores, conforme segue as justificativas apresentadas :

" A procura da comunidade e turistas pelo ambiente do Camping da Lagoa aumenta a cada ano. Os recursos naturais são exuberantes e merecem grande aproveitamento por parte da população local e do público visitante. Para tanto, São Lourenço do Sul busca sempre aprimorar seu suporte, seja em rede hoteleira ou de camping.

A administração comercial do local com prazos ampliados visa a oferecer uma alternativa de recepção definitiva e estável no equipamento turístico, e com capacidade para operar durante todo o ano, a partir de investimentos pela iniciativa privada. Possibilitará a exploração comercial por quem de interesse, ao mesmo tempo que irá desonerar a administração pública de despender equipes e valores para manutenção satisfatória do local.

Dessa forma, visa-se encaminhar a administração comercial do equipamento turístico, pela iniciativa privada, por meio de concessão de uso, a fim de assegurar uma estrutura de recepção definitiva e estável de atendimento à comunidade e turistas.

A partir da administração comercial do equipamento turístico objetiva-se: reforçar a imagem do município; promover a qualificação da estrutura de recepção turística e dos serviços; qualificar a estrutura existente; e promover a estabilidade da concessão de uso, tornando os serviços prestados pelo município mais qualificados para fins de honrar nossa característica de maior desenvolvimento: o turismo."

TEXTO do PL 65: "Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder o uso, a título oneroso, do Camping da Lagoa de São Lourenço do Sul".

Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a conceder o uso, a título oneroso, do Camping da Lagoa de São Lourenço do Sul.

O PL não especifica se essa onerosidade será mensal, anual, por percentual sobre a exploração, por controle da SEFAZ Municipal, com numeração de acesso, publico, etc... e nem as modalidades de uso( baracas veiculos, motorhome, motos, shows, etc...

Art. 2º O Camping da Lagoa é equipamento turístico de propriedade do município de São Lourenço do Sul, imóvel descrito na matrícula imobiliária nº 16.960 e Lei Municipal nº 2.839, de 03 de outubro de 2006 e suas alterações.

O PL é muito pobre textualmente para descrever todo o patrimõnio da municipalidade lá existente, isto é, a área, a fauna, a flora, os préedios, a rede eletrica, os sanitários, a rede de água e os reservatórios, as casas, os prédios, area de acesso à praia, a canchas esportivas, etc....

Art. 3º A Administração Municipal exigirá projeto de exploração comercial e especificará no edital de licitação as atividades comerciais e de administração permitidas.

O poder legislativo, também chamado de casa do povo deve receber um plano melhor elaborado e qual as vantagens monetárias para a municipalidade e se esses parâmetros de retorno serão maiores que os atuais.

Art. 4º As condições gerais da exploração comercial constarão no edital de licitação.
Art. 5º A concessão poderá ser outorgada pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data da assinatura do contrato, podendo ser renovada por igual período, havendo prazo limite total de duração em 20 (vinte) anos.

Dado o longo prazo e uma estrutura ìcone para os Lourencianos(as) deve a população toda ser consultada por meio de plebiscito consultivo.

Art. 6º Fica autorizada a execução de uma estrutura fixa e acesso ao acampamento ao Grupo de Escoteiros Garibaldi, no interior do Camping da Lagoa, em local indicado pela Administração Municipal.
Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


A SOLUÇÃO para o tema camping e turismo:


   O Prefeito( gestor ) e sua equipe não querem gerir o camping e o turismo ou não sabem ?  Se não sabem ou não querem "quarteirizar"o melhor caminho é a humildade, ou seja, copia as idéias que estão dando certo em outros lugares.

O nosso atual prefeito na campanha eleitoral chegou a usar o slogan da humildade, então, se essa mensagem ainda é verdadeira,  uma viagem a Gramado e ajuda do modelo da GramadoTur poderá trazer a solução com a instituição aqui da LAGOATUR(  com gestão mista, público e privado ).  Se isso acontecer, certamente o legado para o futuro será de inestimável valor. 


        http://gramadotur.net.br/sobre/.  Desde dezembro de 2012, por meio da Lei 3.066/2012, Gramado instituiu a primeira Autarquia de Turismo e Cultura da região sul do Brasil, com iniciativa da Prefeitura de Gramado, visando dinamizar e ordenar as ações de turismo e cultura da cidade.
  Para aprovar suas ações, foi criado o Conselho de Administração, composto por 3 servidores do Município, um membro da VISÃO, um representante do Convention & Visitor Bureau, um membro do Sindicato da Hotelaria, um da Abrasel, um membro da CDL e um da SINDIMOBIL.
  Compete à Gramadotur o planejamento de atividades vinculadas ao turismo e a cultura de Gramado, que sejam de sua responsabilidade, além de promover a participação da comunidade nas ações para o desenvolvimento do turismo, realizar eventos integrantes do calendário oficial, realizar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Autarquia, propor a estrutura funcional e a criação de cargos da Autarquia, celebrar contratos e convênios, contratar pessoal técnico e administrativo e licenciar eventos promovidos pela iniciativa privada.
  A Gramadotur tem por objetivo fomentar ainda mais o turismo e desenvolver os eventos de Gramado, mantendo a qualidade e boa reputação, buscando, principalmente, a inovação.
  A Gramadotur é responsável por realizar o Gramado Aleluia, Festa da Colônia, o Festival de Cinema, Festival de Gastronomia e Natal Luz, além de coordenar o Centro de Exposições e Congressos Expogramado, onde se localiza. Também mantém, como contrapartida social, o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, no qual a comunidade gramadense pode desenvolver talentos como dança, teatro, canto e muitos outros.

O STF ( Suprema Corte de Justiça ) existe pelo critério do Q.I.( indicação )


A maioria das pessoas acham que o requisito essencial para ser Desembargador da Suprema Corte de Justiça é ser jurista com quoeficiente de inteligência alto, mas lamentavelmente não é assim.

Ao contrário do senso comum, os currículos de vida tem menor importância, prevalecendo a vontade dos soberanos do Poder político do executivo, com a apoio de parte do poder legislativo.


Muita gente ingênua estufa o peito e diz que não gosta de política, mal sabem que as decisões mais importantes e que regem nossas vidas passam por pessoas submissas a indicações políticas ideológicas partidárias.


DIAS TOFFOLI: indicado ministro pelo ex presidente Lula da Silva. Foi advogado do PT e assessor de José Dirceu na época do mensalão. Reprovado duas vezes no concurso para juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi aprovado pelo Senado Federal para virar ministro do Supremo Tribunal Federal. Tendo sido assessor de José Dirceu, votou pela soltura de seu ex-chefe. 

CELSO DE MELLO: indicado pelo ex-presidente José Sarney

MARCO AURÉLIO DE MELLO: indicado ministro por seu primo, ex-presidente Fernando Collor de Mello. Mas também Letícia de Mello, filha de Collor foi indicada Desembargadora Federal(TRF2) por Dilma Rousseff. 

GILMAR MENDES: indicado ministro pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Sua esposa trabalha no escritório do lobista jurídico Sérgio Bermudes, advogado de Eike Batista. 

RICARDO LEWANDOWSKI: indicado ministro pelo ex-presidente Lula da Silva. Sua mãe era amiga pessoal da esposa de Lula, a famigerada Dona Marisa. Seu filho é advogado no escritório de advocacia Tauil e Chequer, responsável pela compra da refinaria de Pasadena, que lesou milhões de brasileiros e deu início às investigações da Operação Lava-jato. 

CARMEN LÚCIA: indicada ministra pelo ex-presidente Lula da Silva. 

LUIZ FUX: indicado ministro pelo ex presidente Lula da Silva. Sua filha, que atuava no escritório de Sérgio Bermudes – sim, o mesmo escritório em que trabalha a mulher de Gilmar Mendes –, foi indicada desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por Pezão, atual governador do Rio e melhor amigo de Sérgio Cabral, ex-governador preso na Operação Lava-jato. 

ROSA WEBER: indicada ministra pela ex-presidente Dilma Rousseff. É uma das melhores amigas do ex-marido de Dilma, Carlos Araújo. 

LUÍS ROBERTO BARROSO: indicado ministro pela ex-presidente Dilma Rousseff. Foi advogado do terrorista Cesare Battisti. Seu antigo escritório foi contratado por 2 milhões de reais pela Eletronorte (empresa estatal federal). Antes disso, foi burocrata na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. 

LUIZ EDSON FACHIN: indicado ministro pela ex-presidente Dilma Rousseff. Sua filha, advogada da empresa estatal Itaipu, já foi condenada por litigância de má-fé pelo próprio STF. 

ALEXANDRE DE MORAES: indicado ministro pelo atual presidente Michel Temer. Foi secretário de Gilberto Kassab e de Geraldo Alckmin. Foi advogado de uma Cooperativa de vans, a Transcooper, pertencente ao grupo narco-traficante, PCC.

Cooperativa Sicredi + Coöperatieve Rabobank U.A.

 “Momentos difíceis unem as pessoas e da união cultural( fraterna ou cristã) surge a globalização da cooperação"

O sucesso em  qualquer negócio( ação humana ) e em negócios cooperativos locais( nacionais ) seguem as fórmulas dos bons exemplos  mundiais.

As cooperativas de crédito rural nasceram na Holanda sob inspiração do modelo criado por Friedrich Wilhelm Raiffeisen, como mecanismo para enfrentar a crise agrícola do final do século XIX, a partir da organização de pequenas e médias empresas e agricultores que buscavam alternativas para acesso ao crédito.

Assim como aconteceu na Holanda, aconteceu no Brasil. Em 1995 para enfrentar momento de dificuldade(crise), especialmente pra acessar cooperativas ao mercado financeiro e aos programas oficias de financiamentos agrícolas, pessoas e entidades uniram-se e criaram a Cooperativa Sicredi.

A retrospectiva histórica nos mostra as dificuldades, as divisões, a disputa de espaço( concorrência ) e também o caminho que leva a união( alianças ). Para compreendermos esses padrões virtuosos na linha do tempo citamos a Holanda:    A primeira cooperativa de crédito foi constituída em 1896 e, já em 1898, as cooperativas existentes organizaram-se em dois bancos centrais regionais, um ligado às comunidades católicas (Cooperative Association of Raiffeisen Banks) e outro às comunidades protestantes (Cooperative Central Farmer´s Credit Bank – Boerenleenbank).

A grande fusão( união )  histórica ocorreu em 1972, as centrais dos dois bancos uniram-se e adotaram o nome Rabobank, unindo os nomes dos 3.800 bancos que lhe deram origem (Ra + Bo + Bank). Em vários países latino-americanos a pronúncia utilizada é “raibobank”, incluindo-se a letra “i” do nome Raiffeisen.

O exemplo virtuoso de 1972 produz novos frutos em  2016, ou seja,  a Coöperatieve Centrale Raiffeisen-Boerenleenbank B.A.(Rabobank) e mais 106 Bancos Cooperativos da Holanda evoluiram para uma FUSÃO,  em um único banco, com uma única licença bancária e um único balanço. Além disso, a razão social legal do Rabobank Holanda se tornará Coöperatieve Rabobank U.A.

   O novo modelo é apto para o futuro e irá suportar a execução da sua nova estratégia e cumprir a sua missão essencial( vertente ). A ambição da Rabobank é fazer uma contribuição substancial para o bem-estar e prosperidade na Holanda e para alimentar o mundo de forma sustentável em 2050. Os programas estratégicos de operação bancária para a Alimentação e Banking para os Países Baixos se encaixam perfeitamente com esta ambição.

   Essa decisão histórica de uma das maiores fusões cooperativista( ou a maior conhecida ) agora, em apenas dois anos, já produzem doces frutos e sementes de qualidade:

- o maior índice em marca Sustentável, significa que tem muita simpatia pela a alimentação orgânica e agricultura sustentável( respeita o meio ambiente );
- em três anos consegue algo inédito no setor bancário;
- o aumento da satisfação do cliente;
- lucro líquido ( com aumento de 12% em relação a 2017 ), no primeiro semestre e 2018,  1. 698 milhões de Euros;
- posição de capital sólido: capital próprio integral nível 1 de 15,5% para 15,8¨%;
- os custos do banco/cooperativa caíram fazendo com que a relação custo/benefício melhorasse;
- clientes de empréstimos do setor privado e os depósitos de clientes aumentaram;
- ações ordinárias de primeira linha subiu e está em 15,8%;
- o retorno sobre capital investido foi de 8,8% superando a meta de 7,8% em 2017;
-a carteira de empréstimos do setor privado aumentou EUR 7,6 bilhões para EUR 415,7 bilhões no primeiro semestre de 2017;
-mais clientes obtiveram um empréstimo do Rabobank, particularmente no setor de Atacado, Rural e Varejo (WRR) e em nossa subsidiária de locação DLL.

    Nessa lavoura global de cooperativismo de crédito, está participando o Banco Cooperativo  Sicredi e há oito anos, a Cooperativa Sicredi e  Coöperatieve Rabobank U.A. ( Holanda ) tem caminhado juntas em nome de uma cooperativismo novo, diferente, audacioso(corajoso) perante os Sistemas finacneiros bancários mundias.
      
   Essa aliança faz parte de um pequeno universo de  pessoas e entidades que conseguem visualizar o futuro ou planejá-lo de forma a obter o sucesso cooperativo. O ato cooperativo entre cooperativas nacionais são uma realidade de sucesso, então  não apoiarmos muito mais os tos cooperativos globais, como o exemplo da Cooperativa Sicredi e a Cooperativa Rabobank U.A. ( Holanda ) ?

Fonte: www.rabobank.com, http://cooperativismodecredito.coop.br/cenario-mundial/expressao-mundial/cooperativismo-de-credito-na-holanda/

O que é uma "cidade do idoso" e quais as vantagens para o Município ?


Hoje temos mais de 30 milhões de IDOSOS no País e em 2025 teremos a 6ª(sexta) maior população de idosos do mundo, sendo que o Estados do Sul lideram esses índices.

Considerando que uma informação privilegiada(  correta, conforme IBGE  ) vale dinheiro, esperamos que nossos gestores públicos e privados possam se antecipar nas ações e fazer bom uso, planejando o futuro com inteligência.  Mas como nem sempre podemos depender somente das "raras mentes brilhantes" que são eleitas para nos governar, esse  tema já foi levado para uma oficina que participei no Fórum Social mundial do ano de 2017 e retornou no ano de 2018.

A nível municipal o Tema pode e deve ser fomentado através dos Conselho da Cidade( plano diretor ), Conselho dos Idosos e o Conselho de Habitação. O Conselho da cidade para aprovar as alterações estruturais na planta urbanística, o do idoso para ouvir as demandas do setor e propor as políticas públicas e o da habitação deliberar sobre as políticas públicas e a organização de locais onde podem ser organizados os loteamentos  com casas e benfeitorias públicas ou o setor imobiliário. Enquanto isso os legisladores( parlamentares ) acompanham para no momento certo da apresentação da PL  possam emendar e aprovar o novo plano diretor com as alterações legais apontadas.

Exemplos que devem ser potencializados em virtude de uma VOCAÇÃO natural que se apresenta: 
1.- No nosso Município  possuímos uma realidade favorável, ou seja, localidade de SÃO JOÃO da RESERVA denominada de área semiurbana onde já´existe a infra estrutura mínima que poderá ser ampliada e estruturada para acolher um grande LOTEAMENTO CIRCULAR no entorno do HOSPITAL RURAL da America do Sul.
2.- Além desse local, possuímos a Associação Lar dos velhinhos Santo Antonio, que possui experiência e história nobre e belíssima de prestação de serviços aos idosos, atualmente liderado pela Presidente Vera Wienke e sua equipe (  http://visiteovoeavo.blogspot.com  ).

Considerações essencias que fundamentam a implementação e o sucesso da idéia:

Considerando que o IBGE – instituto de CREDIBILIDADE pública incontestável prevê o aumento da população IDOSA em numero fabolosos agora. 

Considerando que os idosos casados ou solteiros ou viúvos poderão ter qualidade de vida em ambiente semi urbano, sem a necessidade de INTERNAÇÃO HOSPITALAR e com a faculdade de receber cuidados médicos em casa, diariamente.

Considerando que entrará uma receita nova em IPTU, o município receberá o ingresso de receitas do INSS( pensões e aposentadorias ), a geração de uma matriz de empregos na área da saúde e o TITULO de MUNICIPIO com RESPONSABILIDADE SOCIAL e HUMANITÁRIA( destaque mundial ou nacional ).

Considerando que com a concentração da população idosa no local, teremos com certeza a atração de investimentos de LABORATÓRIOS farmacêuticos( industria de mecidamentos etc...) e das MEDICINAS ESPECIALIZADAS.

Considerando que poderão ser agregadas outras benfeitorias como a construção de SPAS, BINGOS, esportes próprios para esse público, turismo familiar, etc......

          Enquanto alguns gestores estão preocupados em achar soluções para o aumento de receita e a redução de despesas, a sociedade por si já percebeu que o tema idoso se apresenta como uma luva para a geração de renda, qualidade de vida e bom exemplo para a humanidade.

O fim dos presídios, o crime falido e desorganizado !




Quero a extinção de presídios e o crime falido e desorganizado !

Bandido bom é bandido morto ?  Por que é fácil  responder essa pergunta     ?

Em uma sociedade, comunidade ou município pobre e com alto índice de desocupados o bandido pode surgir na tua família, na minha e de qualquer um, inclusive entre autoridades civis, políticas, eclesiásticas e militares. 

Biologicamente( geneticamente ), as pessoas nascem com o instinto da sobrevivência e o meio ambiente vai moldando o caráter de adaptação. Em regra nascemos egoístas dentro de uma célula familiar e nesse local absorvemos os primeiros valores bons ou ruins, logo após os(as) amigos(as) da vizinhança,  os educadores e outras boas e mas pessoas de relativa convivência vão contribuindo com suas parcelas. 

Alguns cientistas já teorizaram a respeito e dizem que 50% do caráter humano vem na carga genética e os outros 50% são complementados pelo convívio social( experiências). Verdade ou não, teremos que crer em alguma coisa até encontrarmos as melhores soluções. 

Assim, seguindo essa lógica, deveremos investir na construção de pessoas boas para o mundo, isto é, tratar o município como a gestão planejada familiar, proporcionando as melhores experiências possíveis no ambiente( habitat ) e a defesa( proteção ) dos bebês, crianças e jovens, enfim, todos(as) nossos(as) filhos(as). Alguns chamam isso de fraternidade, outros de responsabilidade social e cidadã. 

Diante dessas premissas em tese verdadeiras, a solução está na ocupação constante e uniforme para crianças e jovens da vila, do centro e do interior, através da recreação, leitura, esporte, preparo crítico de cidadania e educação para o trabalho. 

Além da ocupação constante e uniforme geral, teremos atividades especiais(intensivas)  para o(a)(s) familiares dos “presidiários, daqueles da prisão domiciliar, dos “ladrões de galinha”, dos traficantes e dos de “colarinho branco”. Em uma linguagem popular, matar o “caráter bandido” na fonte de seu nascimento. 

A sociedade em geral, inclusive os bandidos( presidiários, liberdade condicional, em prisão domiciliar, ladrões de galinha, colarinho branco, etc....) sabe onde está a solução mais econômica e concreta, mas infelizmente algumas autoridades, gestores públicos do orçamento e da justiça, estão cegos e surdos. 

A melhor forma de “matarmos os bandidos” é não deixá-los nascerem, crescerem e se organizarem, evidentemente, estaremos assim demolindo ou extinguindo os presídios.

Revolução do caminhão


A revolução da comunicação e do caminhão tem chão e caminho firme no país que anda sobre rodas, mas fora dos eixos e dos trilhos.

Um país continental, formado por regiões maiores que muitos países do mundo, não teve gestores com olhos para os humildes autônomos caminhoneiros e para os agricultores. O que eles têm em comum em um país colonial? Ambos são consumidores do combustível diesel, usuários das estradas, sempre esquecidos das pautas públicas e sangrados pela altíssima carga tributária.

É possível dar o nome de  revolução para os atos de paralisação de uma categoria de autônomos de transporte?  No caso dos caminhoneiros, a importância, a proporção, as consequências e os benefícios são extraordinariamente grandes.  As ações desenvolvidas em dez dias ou vinte dias mudaram e vão  mudar radicalmente a rotina de toda a nação. As  pessoas pararam para pensar, discutir, apoiar e se posicionar verbalmente ou pessoalmente sobre a realidade, o passado, o status quo e o futuro.

Nessa estrada nova que está sendo trilhada pelos  viajantes surgem os caroneiros bons e os caroneiros ruins. Alguns querem carona para fazer companhia e até pagar uma refeição para os caminhoneiros; outros são iguais as prostitutas de beira de estrada que estão do olho apenas em um prazer rápido com  vantagem monetária e tem os piores, os  assaltantes que querem levar a carga ou próprio caminhão. Nesses adjetivos poderão se enquadrar ou vestir a carapuça alguns sindicatos, políticos profissionais, cidadãos que perderam a esperança na democracia e os alienados saudosistas que foram felizes durante o regime militar(  intervencionista e ditatorial ).

Na contramão desse rodovia estão o governo Temer, o Congresso nacional e a Petrobrás, ambos em pânico,  com pouca credibilidade,  prometendo soluções  que deveriam ser planejadas há dez anos e não em dez dias.

Nesse feriado, "corpo de cristo", o Presidente da República foi até uma igreja falar com  Deus e alguns líderes religiosos.  A população também rezou e falou com Deus e na maioria pediram o milagre da desoneração tributária e da promessa cumprida.

A PROMESSA 1, mais difícil: O Presidente prometeu 0,46, referente a retirada do PIS/CONFINS e CIDE do diesel, lá na fonte. Se for feito o calculo correto lá na base de calculo do tributo, o litro do diesel cairá para R$ 3,00( três reais ), em média, na bomba do posto.

A PROMESSA 2, mais fácil: A isenção óbvia e legal da cobrança que sempre deveria ser indevida para eixos levantados nas rodovias pedagiadas.

A PROMESSA 3, também difícil: São as tabelas de preço mínimo para os fretes e suas cinco modalidades. Isso dependerá do mercado, poderá gerar grande ônus para as classes produtivas( agricultura, indústria e comércio ) que repassarão ao consumidor a conta.

Então vejamos as tabelas do preço minimo de frete foram publicadas no DOU( diário oficial ) e pela ANTT, com validade até janeiro de 2019, seguem os exemplos abaixo:

1.- Resumidamente, para as cargas gerais( conta genérica por eixos ), por exemplo, o CUSTO por KM/RODADO variará entre R$ 2,24 e R$ 5,90 para viagens longas (3.000 km).

2.-  Até 100 km, o CUSTO por EIXO em  quilômetro varia entre R$ 0,75 e R$ 1,97 nessas mesmas condições. O menor valor por viagem para a carga geral custaria R$ 297,75.

3.- As cargas perigosas, onde estão os maiores valores, o custo mínimo por viagem para trechos de 3.000km é de R$ 13.412,61. Para viagens de até 100 km, é de R$ 660,79.






A revolução do caminhão e da comunicação, talvez não consiga manter o preço do diesel a R$ 3,00 até o final do ano, mas  fez muita gente ler, escrever, compartilhar, curtir, criticar e em especial PENSAR sobre a realidade, o passado e o futuro. Em um país de semianalfabetos isso é uma gigantesca revolução.

Lei nova ou "velha" ? A Lei da escola com PARTIDO é do partido daqueles que estão apresentando a lei.

Esse assunto já foi deixado de lado pelos legisladores federais e estaduais, mas em alguns municípios interioranos, vereadores trazem de volta essa matéria inconstitucional para projeto de lei municipal.

Por que o tema foi deixado de lado ? - APENAS 5% ( cinco porcento ) dos "brasileiros" tem alguma filiação partidária e desses alguns tem fidelidade cega. Isso significa que 95% não tem partido e dentro desses 95% estão os professores, pais e estudantes.

Não se trata de ignorância legislativa dos vereadores, pois alguns tem formação acadêmica superior, mas sim de uma intenção obscura  eleitoral de dividir as opiniões em dois polos(a favor e contra), os da "pseudo esquerda" e os da "pseudo direita". O problema que a maioria das pessoas não lêem ou não sabem interpretar o conteúdo, outras não passam do título dela("escola sem partido").

O nome da lei não traduz o conteúdo dela, ou seja, na verdade os defensores querem uma ESCOLA COM PARTIDO, o PARTIDO deles, aquela da censura, da caça as "bruxas",  do aluno cego, surdo e mudo, do cidadão anestesiado e submisso, dos cidadãos e estudantes que não devem saber a verdade sobre os ditadores de direita e esquerda que mataram, torturam e massacraram as liberdades individuais e coletivas.

Essa é a MINUTA DO ANTEPROJETO DE LEI para quem ainda não leu( molde igual para municípios, estados e união ):

Ementa: Institui, no âmbito do sistema estadual de ensino, o "Programa Escola sem Partido"
Art. 1º.  Fica criado, no âmbito do sistema estadual de ensino, o "Programa Escola sem Partido", atendidos os seguintes princípios:
I - neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado;
II - pluralismo de ideias no ambiente acadêmico;
III - liberdade de consciência e de crença;
IV - liberdade de ensinar e de aprender;
V - reconhecimento da vulnerabilidade do educando como parte mais fraca na relação de aprendizado;
VI - educação e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência e de crença;
VII - direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
Parágrafo único. O Poder Público não se imiscuirá na orientação sexual dos alunos nem permitirá qualquer prática capaz de comprometer ou direcionar o natural desenvolvimento de sua personalidade, em harmonia com a respectiva identidade biológica de sexo, sendo vedada, especialmente, a aplicação dos postulados da ideologia de gênero. 
Art. 2º. São vedadas( proibidas ), em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades de cunho religioso ou moral que possam estar em conflito com as convicções dos pais ou responsáveis pelos estudantes.
§ 1º. As escolas confessionais e as particulares cujas práticas educativas sejam orientadas por concepções, princípios e valores morais, religiosos ou ideológicos, deverão obter dos pais ou responsáveis pelos estudantes, no ato da matrícula, autorização expressa para a veiculação de conteúdos identificados com os referidos princípios, valores e concepções.
§ 2º. Para os fins do disposto no § 1º deste artigo, as escolas deverão apresentar e entregar aos pais ou responsáveis pelos estudantes material informativo que possibilite o conhecimento dos temas ministrados e dos enfoques adotados.
Art. 3º. No exercício de suas funções, o professor:
I - não se aproveitará da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias;
II - não favorecerá, não prejudicará e não constrangerá os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas, ou da falta delas;
III - não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas;
OBS: Os políticos são os primeiros a convocarem os estudantes para suas "atividades" de apoio de público.  Critica do público estudantil não poderá mais ?
IV - ao tratar de questões políticas, sócio-culturais e econômicas, apresentará aos alunos, de forma justa, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito;
OBS: Esse é para mascarar ou esconder os crimes dos políticos da sala de aula e esconder as ditaduras de direita e de esquerda que dizimaram vidas e  princípios democráticos.
V - respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções;
VI - não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de estudantes ou terceiros, dentro da sala de aula.
Art. 4º. Os alunos matriculados no ensino fundamental e no ensino médio serão informados e educados sobre os direitos que decorrem da liberdade de consciência e de crença assegurada pela Constituição Federal, especialmente sobre o disposto no art. 3º desta Lei.
§ 1º Para o fim do disposto no caput deste artigo, as escolas afixarão nas salas de aula, nas salas dos professores e em locais onde possam ser lidos por estudantes e professores, cartazes com o conteúdo previsto no Anexo desta Lei, com, no mínimo, 70 centímetros de altura por 50 centímetros de largura, e fonte com tamanho compatível com as dimensões adotadas.
§ 2º. Nas instituições de educação infantil, os cartazes referidos no parágrafo 1º deste artigo serão afixados somente nas salas dos professores.
Art. 5º. Professores, estudantes e pais ou responsáveis serão informados e educados sobre os limites éticos e jurídicos da atividade docente, especialmente no que tange aos princípios referidos no art. 1º desta Lei.
Art. 6º. As reclamações relacionadas ao descumprimento desta Lei serão dirigidas, sob garantia de anonimato, à Secretaria de Educação, e encaminhadas, sob pena de responsabilidade, ao órgão do Ministério Público incumbido da defesa dos interesses da criança e do adolescente.
Art. 7º. O disposto nesta Lei aplica-se, no que couber: 
I - às políticas e planos educacionais;
II - às propostas curriculares;
III - aos livros didáticos e paradidáticos;
IV - às avaliações para o ingresso no ensino superior;
V - às provas de concurso para ingresso na carreira docente e aos cursos de formação de professores;
VI - às instituições de ensino superior, respeitado o disposto no art. 207 da Constituição Federal.
Art. 8º.  Esta Lei entra em vigor no prazo de sessenta dias, a partir da data de sua publicação. 
CARTAZES obrigatórios nas  escolas/salas de aula:
DEVERES DO PROFESSOR

I - O Professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos, para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias.

II - O Professor não favorecerá, não prejudicará e não constrangerá os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, morais ou religiosas, ou da falta delas.

III - O Professor não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.

IV - Ao tratar de questões políticas, sócio-culturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa – isto é, com a mesma profundidade e seriedade –, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito.

V - O Professor respeitará o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.

VI - O Professor não permitirá que os direitos assegurados nos itens anteriores sejam violados pela ação de estudantes ou terceiros, dentro da sala de aula.

PARQUÍMETRO em CIDADE INTERIORANA ?

O objetivo maior do Código de Trânsito é promover a educação do cidadão no trânsito onde ele está inserido naquela realidade. 

Os sistemas rotativos das grandes metrópoles defendidos por alguns padrinhos políticos de empresas desse ramo, criam mais uma coleira ou mordaça no cidadão, por que fazem as pessoas pagarem caladas um valor a mais por um serviço que não teve para não sofrer uma multa.

Se pensarmos nos objetivos do Nosso Código de Trânsito (educar), no objetivo do Rotativo (fazer a rotatividade dos veículos em estacionamentos públicos) e nos princípios que norteiam administração pública (legalidade, ampla defesa, moralidade) chegaremos a conclusão que a conduta acima analisada além de inconstitucional, Ilegal, é imoral.

Pense se vale a pena vender os seus direitos, e sua conformação, a uma máquina chamada parquímetro ou para algum político ignorante ou gestor mal intencionado ?

A realidade é que se trata de mero meio arrecadatório criado pelos gestores que não conseguem encontrar soluções e terceirizam os problemas para empresa inescrupulosas sedentas pelo lucro fácil.

É a forma mais burra de desvirtuar o poder de Policia Delegado e os Objetivos da Política de Trânsito.

Então vejamos e analisemos o que tem acontecido com as pessoas das metrópoles e cidades de porte médio e grande onde os especialistas afirmaram ser a alternativa"viavel" para os problemas no trânsito:

1.- As máquinas não emitem um recibo ou nota fiscal pelo serviço prestado, para efeitos de ética fiscal e para uma possível contestação do usuário posteriormente, em caso de autuação !

2.- Tempo de tolerância( espera ) é uma farsa por que o objetivo é com a metas de arrecadação dos agentes de trânsito.

3.- A falta de manutenção das máquinas, cria dificuldades e demora no tempo de rotatividade, pois o motorista tem que ir atras de algum agente ou em outra quadra realizar o pagamento e retorna até o carro. Se não o fizer será multado.

4.- Sempre o número é insuficiente de fiscais por que o custo da mão de obra é alto e depende de uma grande rotatividade de veículos.

5.- Nunca se consegue encontrar os responsáveis pela empresa que explora o serviço.

6.- Pouquíssimos são os empregos diretos e indiretos gerados e em alguns casos as empresas licitantes trazem de outra cidade a mão de obra já experiente e desconhecido da população local para evitar relações de amizade e tolerâncias.

7.- A informação de quanto ela arrecada, quanto ela paga de impostos aos cofres públicos do município, qual o destino do recurso arrecado o custo de manutenção quase sempre são omitidos aos cidadãos.

8.- Ao invés de gastar na infra estrutura das vias e sinalização, os municípios acabam criando uma GUARDA MUNICIPAL com ouro custo elevadíssimo para os cofres públicos, enfim mais um cabide emprego desnecessário.

9.- O risco de sofrer multa entre o momento de estacionar o carro e o tempo que leva para conseguir moeda para depositar nas maquina na mesma quadra ou na outra quadra é bem grande.

10.- Os prefeitos e alguns vereadores fazem festa e campanhas para implantarem o sistema e quando a avalanche que queixas começam não conseguem se livrar das empresas concessionárias que exploram os caça níqueis.

11.- Em todas as cidades onde os Prefeitos fizeram a "concessão pública da exploração do serviço" coincidem as mesmas queixas e problemas, ou seja, “o alto grau de incumprimento” nos parquímetros que chega a 85%. A concessão acontece por que os municípios de média e até de grande porte não tem “recursos técnicos ou econômicos” para gerir o sistema.

12.- As empresa que exploram necessitam de receita para manter os agentes e o sistema funcionando, isto é, existe sim um estímulo a produtividade, alto índice de multas e baixo de tolerância.

13.- O custo mínimo para uma cidade como São Lourenço do Sul estaria estimado em R$ 1.000.000,00 por ano só para manter o sistema funcionando. Por que não investir esse dinheiro em organização e sinalização do trânsito e na especialização do Departamento Municipal de trânsito ?

14.- As queixas dos MOTORISTAS são as mesmas em todas as cidades, ou seja, a criminalização da conduta do direito de ir e vir e a desnecessidade de pagamento de IPVA.

Vide matéria sobre um exemplo de problema com Parkimetro: 



O problema para os motoristas, usuários da zona central e comércio é o VALOR da MULTA - R$ 195,00, mais 5 pontos na Carteira ( por ser grave ), remoção de veículo. 

Além disso a consequência é o aumento dos índices de motoristas com Carteira suspensas e cassadas.

Se permanecer no local por mais de duas horas, ou, não recolher a taxa no parquímetro, estará incidindo na prática ilícita de trânsito prevista no art. 181 inc. XVII do Código de Transito Brasileiro (CTB): - estacionar em local proibido.

A pessoa não infringe a lei municipal do rotativo, mas sim Lei federal que tem a competência para punir o infrator, ou seja, o Código de Trânsito Brasileiro.

15.- Os agentes de trânsito são mais parecidos com agentes tributários do que agentes de trânsito, pois não possuem autoridade e poder de polícia ( que é indelegável a entes privados como assevera toda a Doutrina Nacional). Portanto, boa parte da doutrina prevê que tais agentes de forma alguma poderiam lavrar auto de infração, e muito menos, aplicar penalidade prevista no CTB.

16.- OS COMERCIANTES nas ruas das cidades onde foi instalado o sistema são absolutamente contra:

Por conta das taxas, o curto espaço de tempo e a cultura colonial das cidades pequenas as pessoas deixaram de estacionar os carros no centro, local de concentração dos estabelecimentos comerciais. Depoimentos : “Eu percebi que depois que colocou o parquímetro parou o comércio. Antes estava lotado de carros. Agora, poucas pessoas estacionam aqui”, afirma um dos comerciantes que também pediu sigilo.

O argumento para a instalação do parquímetros é justamente a tentativa de promover a rotatividade no local, porém ocorreu a fuga das pessoas para outros eixos de consumo e até cidades vizinhas.