Lenda: Os quero-queros contra o estouro da Boiada !

Essa feita, vem sendo contada e recontada, mais ou menos assim.

A história aconteceu há mais de século com uma família gaúcha mestiça ( de brancos, negros     e guaranis ) e uma família de quero-queros lá nos fundos das grotas da região pampeana-missioneira no Sul do Brasil.

Próximo a uma passagem de tropas, moravam em um rancho de barro e capim, uma família, formada pelo casal e cinco filhos pequenos, vizinhos de um ninho de quero-queros.

Uma boiada, com centenas de bois, saiu do comando do reponte dos tropeiros e fazendeiros, estourando em direção a casa da família e ao ninho de quero-queros, localizados próximos ao caminho dos tropeiros, em direção ao Norte do Império.

Os primeiros gritos de alerta foram dados pela mãe quero-quero que estava cuidando dos filhotes em seu ninho e graças ao canto forte de alerta de sentinela do campo, a família de humanos pode ver a boiada com antecedência e fugir para um local mais alto. E, de lá, ficaram observando, o estouro da boiada, que provavelmente,  iria pisotear além da casa, o ninho e os filhotes de quero e quero.

Então, com os corações tomados de medo e de fé, pediram a  proteção para a natureza e Deus, em favor dos pobres filhotes de quero-quero.

Os filhos do casal de gaúchos, preocupados com cena horrível, perguntaram aos Pais: - não existe um jeito de salvar a vida dos quero-quero diante dessa boiada ?

O pai mais experiente e seguro, descendentes de índios e observador da natureza e da vida, respondeu com naturalidade: - “nós não temos força para desviar os bois sem rumo, mas pode deixar que a natureza sabe o que faz”.

Então algo misterioso, milagroso ou digno de muita coragem aconteceu, a mamãe, o papai e outros quero-queros próximos voaram com toda a velocidade e energia em direção ao boi mais forte e guia da boiada. Enfrentaram com suas asas e bicos, em flanco, o macho alfa que liderava o rebanho. Foi  tanta a convicção que o boi não teve outra opção a não ser mudar o seu caminho, e, juntamente com ele, todo aquele gado tomou outra direção.

Essa coragem e determinação dos quero-queros em tempo de perigo é uma bela lição para as nossas vidas.

O propósito da idéia de viver, de salvar seus filhos e um futuro foi tão grande que uma manada de bois perdidos e sem rumo foi vencida.

De início parece uma cena simples e emocionante, mas faz a gente refletir sobre nossas vidas e nossas decisões.

Nos tornamos maiores e melhores quando temos uma causa ou valores para defender e lutar.

Quantas pessoas no dia de hoje não usam seus potenciais ou forças, simplesmente desistem ou seguem ilusões ao invés de cuidarem de seus valores mais importantes.

Testemunhamos milhares de pessoas agindo como manadas sem rumo, pois parecem não ter uma razão pela qual valha a pena viver, ou morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.