HOJE HERÓIS FARROUPILHAS ! NA ÉPOCA REBELDES, RADICIAS E REVOLUCIONÁRIOS !






HOJE  Anita, Garibaldi e Bento são aclamados como heróis farroupilhas. Na época eram revolucionários, rebeldes e radicais comandando escravos, índios e forasteiros imigrantes que buscavam trabalho, liberdade e alimento para as famílias.

Os Legalistas( do lado da Lei ) defendiam o Império e os Farroupilhas( foras da lei, piratas) a independência da  república do piratini.

 Se fosse nos dias de hoje, os jovens lutadores seriam talvez presidentes de Diretório Acadêmico, União dos Estudantes, ou militantes de partido jovem de esquerda.

Garibaldi, Bento e Anita estariam lutando contra a corrupção do governo Lula, Dilma e contra esta farra de impostos( IPVA, PEDAGIOS, MULTAS, IPI, CPMF, IOF, ICMS, CONFINS, ITR, IPTU, TAXAS, CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS e de alguns SINDICATOS que só negociam prorrogação de dívidas e convenções coletivas ). 


Ou ainda, os heróis estariam defendendo Emancipação de Estados e Municípios novos, a criação de Rádios e TV piratas comunitárias para a democratização da comunicação,  brigando por internet livre, reunindo os hackers e  fazendo revoluções por meio das redes sociais, levando os jovens para as Ruas.

Anita vivendo em 2011 não respeitaria a hora de chegar em casa depois da balada e não veria problema algum em pircings, tatuagens e cabelos rosa-chiclete. Teria uma grande amor , não exitaria em largar tudo e viajar pelo mundo  ajudando outros povos em suas lutas  .

Todos anos observamos alguns loucos sonhadores, lutando, desafiando o sistema e os padrões, contestando, criticando, indagando. Não se conformam em aceitar as receitas e fórmulas prontas para a "paz e para a felicidade". Assim sendo, eles seguem uma busca  contínua de um mundo melhor contrariando os costumes, as normas estáticas e desafiando o poder instituído. São chamados de Radicais, loucos, reformadores, inventores, revolucionários, pensadores , sonhadores e  são renegados por uma boa parte da sociedade que sente-se ameaçada  pelas idéias e mudanças.

Um Viva aos Farrapos,  aos seus ideais  de independência e de resistência contra o imperialismo tributário !

Um comentário:

  1. Intressante essa abordagem, sobre a Revolução Farroupilha e que falta nos fazem esses heróis, pois os motivos que os levaram a Revolução continuam presentes em nosso dia a dia. Imperialismo Tributário,corrupção desenfreada e a verdadeira comunicação cada vez mais vigiada, nossos representantes na política parece que quando investidos do mandato, esqueçem seus ideais, o executivo amarrado a conjunturas mundiais perde-se no emaranhado do ecônomes ditado por Países que só querem nos expoliar....e nesse período em que comemora-se a Revolução Farroupilha, deveríamos marcar a semana não de festa, mas sim de reflexão, marcha , luta...o povo nas ruas....mas..........

    ResponderExcluir

Bem vindo(a) para ajudar.