GOVERNO DE TODOS COMEÇA com obras de R$ 700.000,00 ajudando quem?

Prefeito José Nunes assina a ordem de inicio das obras de Contenção das Margens do Arroio São Lourenço

"Foi assinado pelo Prefeito José Nunes, na tarde de sexta-feira (22), no Gabinete Oficial a ordem de inicio das obras de ampliação da Contenção das Margens do Arroio São Lourenço, um investimento de R$ 699.940,00. A obra que tem um caráter de recomeço para o Município, por ser a primeira a ter recebido a ordem de inicio após a enxurrada que assolou São Lourenço do Sul em 10 de março deste ano será executada pela empresa CEMTEC – Comércio e Contruções LTDA. Para o Prefeito José Nunes a obra tem um significado especial para a comunidade.

O investimento irá beneficiar duas áreas totalmente destruídas pela enxurrada. Uma próxima à ponte de acesso ao Camping Municipal, margem direita do arroio São Lourenço e a outra a encosta do Iate Clube. O Vice-Prefeito Daniel Raupp ressaltou a importância da continuidade das contenções das margens. 


Nosso município é situado num lugar privilegiado pela natureza, porém sensível. Se não tivéssemos já iniciado a Contenção das Margens com as primeiras etapas realizadas anteriormente os estragos com a enxurrada com certeza seriam maiores, principalmente próximo da saída e entrada do canal do arroio. Foi esta estrutura que evitou estragos similares aos da praia da Barrinha”, frisou Raupp. Ele também deixou sua mensagem de apoio a comunidade Lourenciana. “Deixo aqui a minha força e otimismo para todos aqueles que sofreram com dias difíceis. Vamos continuar buscando com determinação realizar ações para superarmos as dificuldades de São Lourenço do Sul’, finalizou Raupp. O prazo previsto de conclusão da obra é de 90 dias( fonte site prefeitura )."

Com quase todo o respeito aos critérios de prioridade para a primeira obra, mas o lado que foi atingido pela força das águas da enxurrada já esta protegido ? Qual afinal,  é  da esquerda ou da direita ? A margem direita e o iate clube tem o meu respeito, porém como fica a DRAGAGEM e APROFUNDAMENTO DO ARROIO ? Como ficam as pessoas que moram la na margem do BAIRRO LOMBA ? Como ficam as pessoas que moram onde o curso da água sempre passa em caso de enxurradas( barrinha, barra e baixada parte do Navegantes ) ? Como fica a obra de dragagem e construção dos moles da barrinha ? Como fica a comunidade de pescadores que não tem direito de usar o CAIS DO IATE CLUB MESMO SENDO UMA MARGEM PUBLICA DE ARROIO  É PARTICULAR AQUI EM SÃO LOURENÇO ?  Como ficam os estaleiros tradicionais que geram emprego, foram atingidos no lado esquerdo ou direito ?

Area aproximada... esquerda para a direita.-direção das águas 
( a praia da barrinha é o depositário das enxurrdas ha centenas de anos e continuará sendo é a natureza ! ) 


Como fica a vida dos pescadores( barcos quebrados, cais e ancoradouro quebrado ), humildes e pobres pescadores ?  Que profissão difícil ?  Mesmo assim continuam remando, remando e pescando. Depois ainda nos causos dizem que os pescadores são mentirosos por que aumentam o tamanho do peixe .
A  MINISTRA DA PESCA QUE NÃO É MAIS MINISTRA dos pescadores, mas quando esteve em visita a são lourenço, disse que o governo ia liberar credito para compra de barcos e parelhas de pesca, assim como disse que o seguro defeso ia ser agilizado podendo inclusive continuar com a atividade. O que esta acontecendo agora ? - começaram a implicar novamente com os pescadores e pescadoras que trabalham como serventes, pedreiros e carpinteiros. O que devem fazer quando não tem peixe na lagoa e quando o defeso não é depositado na conta ? - Nada, nada pescador, senão, diga adeus a carteira profissional e ao  seguro defeso !
É ! o mundo é injusto mesmo ! Esperem outras obras, outros compromissos e uma nova promessa do novo ministro da pesca !


Um comentário:

  1. Já que a barrinha é deposito natural de enxurradas, a prefeitura ao invés de recompor o aterro e calçamento deveria avaliar a possibilidade de deixar o local livre, ou seja, deixar uma abertura para que a água de novas enxurradas tenha por onde sair - em barragens se dá o nome de 'ladrão'. A construção de uma ponte solucionaria o problema de trânsito. Soluções existem. Basta que sejam indicados técnicos capacitados e com visão de futuro pois não gostaríamos de rever a pérola da lagoa debaixo d´agua novamente.

    ResponderExcluir

Bem vindo(a) para ajudar.