ÁGUA EM SAO LOURENÇO - CONTRATO DE CONCESSÃO COM CORSAN TERMINA E PASSARÁ POR AUDIÊNCIA DO POVO

Frente à Corsan
Parece mentira, mas é verdade. Se chegares na casa de um lourenciano da periferia( Bairro Sete-cessão de posses do PRH e posses dos terrenos Cohab RS ) e pedir um copo d'água poderá ser surpreendido com uma resposta negativa. Mas não se preocupem não é falta de educação ou de hospitalidade e sim falta-ausência-inexistência de água mesmo.

A Lei não permite cavar um poço, a lei não permite a corsan ligar água, a lei da agergs não permite, a lei do município não deixa e a lei do Raio que o partam!! É muito mais fácil culpar a lei ! 
Quem afinal fez esta lei maldita ? Não era mais fácil manter o costume antigo: " um copo de água não se nega a ninguém, nem mesmo ao pior inimigo"; - água é sagrada". Ainda bem que outra lei põe a salvo o Estado de Necessidade, ou seja, a pessoa que furta água não pode ser presa por furto, pois não é crime beber água para sobreviver !!!
Há muitos anos, muitos mesmo, São lourenço carece de legislação fundiária, de legisladores e de administradores da coisa pública. Então forças vivas e ativistas buscaram uma audiência publica estadual, isto é, a primeira do RS feita em são lourenço( matéria abordada anteriormente ). Foi lindo as pessoas lotaram a comunidade São José lá perto dos Bairros Santa Terezinha, Sete de Setembro, Krafth, Esperança, Camponesa e Fiorame. Diga-se de passagem lotada com pessoas e não políticos de carreira.

Assim sendo, com base na realidade local foi editada pela assembleia uma cartilha de orientação a todos os prefeitos do estado em que fizeram parte o Dep. Nelson Harter, Cassiá e palestrantes Adv. Verusca Braga, Adv. Adelar Rozin e o Presidente do colédio notarial e registral, Dr. Mezzari

Ministério público
A população mobilizou-se e fez passeatas em 2009 pedindo água para Corsan, Prefeito, Vereadores, Ministério publico e Judiciário( fotos abaixo).

Câmara de vereadores - 2º piso
Felizmente as primeiras 17 famílias foram contempladas com liminar no Bairro esperança e em cinco dias a água estava ligada. Que felicidade para aquele povo só vendo os rostos de agradecimento a justiça e a corsan. Infelizmente, após a corsan alegando problemas legais entre município, lotes de posseiros e agergs, preferiu contestar, agravar e não aceitou acordo em audiência. As demais mais de cinquenta famílias do Bairro sete de setembro, mesmo após comprovarem situação consolidada foram esquecidas, vencidas pelo  judiciário e pelas "leis". Para estas familias a água é clandestina e as leis não são feitas para facilitar e sim para complicar. Estas famílias aguardam ação civil pública entre município e um posseiro de terras que vendeu  posse( PRH) aos moradores. O estranho de tudo isso que mesmo sem direito a água tem o dever de pagar iptu, taxa para recolhimento de lixo, icms, ipva, pedágio, etc.. gotículas de dinheiro que ajudam a pagar o trabalho(salário,vencimentos) do prefeito, do(a) juiz(a), do(a) promotor(a), do(s) vereadores.
São poucos, mas ainda tem gente que acredita na democracia e no xavao que diz : "o poder emana no povo e pelo povo será exercido". Os gregos nunca imaginaram que a democracia tinha prazo de validade quando a inventaram.
Prefeitura
Não bastando esta questão ainda existem mais de vinte familias oficialmente que vivem, criam os filhos no Bairro navegantes, ao arredor da rua sepe tiaraju, terrenos da extinta cohab-rs, hoje do Estado do RS. Também não tem acesso a água e aguardam um termo de ajustamento de condutas( Município, Estado RS e Cidadãos) a exemplo do MP de canoas para que possam receber seus títulos e sua dignidade. Além destas familias outros dezenas incontáveis tambem vivem em casas da cohab-rs extinta em terrenos no muncipio e não possuem os títulos. 
Antigamente era sagrado o direito da habitação e da água e era crime negar água para uma pessoa. Mas o mundo mudou, as pessoas se dizem mais civilizadas agora.. Quer água liga para o tele-entrega de água mineral ou vai morar em outro lugar !


Aqueles que tem água ligada,"normalmente", nem sabem que estão sendo manipulados e coagidos para manter o pagamento em dia, mas tem a certeza  de que se houver atraso no pagamento por mais de um mês "o homem do ALICATE corta a água.

Ah bendita água e maldita democracia que não funciona direito. Mas ainda é melhor que a ditadura dizem !!! 

Pelo menos poderemos ESCOLHER através de voto em AUDIENCIA PUBLICA se queremos continuar com a Corsan; - ou entregar a concessão para o Município( Departamento de água e esgoto ou autarquia ) ou ainda, a exemplo de Uruguaiana,  para a iniciativa privada.

A corrida pelo seu voto já começou e você nem sabe ainda.... Fique atento e se informe..! Este é o momento de decidir o que é melhor, ainda em 2011, pois a concessão(contrato) da Corsan quase no fim !!

O prefeito local transparecia publicamente ser favorável a criação de um departamento ou autarquia municipal e dar tchau para corsan....Mas agora a Corsan estando sob o poder do Estado( Tarso governador PT ) será que o nosso Prefeito vai continuar defendendo a mesma idéia ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo(a) para ajudar.